A Câmara Municipal de São José do Rio Preto sediou, nesta quinta-feira (20/05), a primeira reunião de trabalho do Parlamento Regional Metropolitano, com a participação de vereadores e presidentes de câmaras de dezenas de cidades da região. Também participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Carlão Pignatari, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o deputado estadual Itamar Borges e o deputado federal Geninho Zuliani.
Da região, usaram a palavra para expor as suas demandas os presidentes e vereadores das Câmaras de Ibirá, Sônia Belchi; de Mirassol, Caco Navarrete; de Tanabi, Alexandre Silveira; de Urupês, Eliandra Mazali; de Mirassolândia, Regina A. da Silva Costa; de Guapiaçu, Alessandro Gilio; de Potirendaba, João Antonio Loureiro; de Bálsamo, Leonardo Corte; José Roberto Godoi, de Rio Preto; de José Bonifácio, Rafael Pizato; Daniele Sotelo de José Bonifácio; Sandro Bernardes, de Palestina.
“Que nesse parlamento possamos juntos nos auxiliar e aprender, fortalecer nosso parlamento, já que muitas demandas são as mesmas”, disse Regina A. da Silva Costa, presidente da Câmara de Mirassolândia e 2ª secretária da Mesa Diretora do Parlamento.
Temas como segurança, aumento de efetivo policial, obras de mobilidade e melhorias em rodovias e vicinais asfaltadas, meio ambiente, saneamento e recursos hídricos foram quase unânimes entre os parlamentares regionais. Além de falta viaturas policiais, vicinais de terra, melhorar as condições para os doares de sangue chegarem aos pontos de coletas devido a Covid – 19, a necessidade uma unidade móvel para coletar as doações de sangue na região e a coleta de água no rio Grande.
O presidente da Câmara de Rio Preto, vereador Pedro Roberto, que também preside o Parlamento Regional, saudou todos os participantes do encontro e disse que esse primeira reunião serviu para ouvir as demandas de cada cidade da região para eleger as demandas a serem encaminhadas aos governos federal e estadual.
A próxima reunião do Parlamento Regional Metropolitano foi marcada para o dia 18 de junho.