O Presidente Murilo da Academia e a ex-presidente Regina Costa receberam os alunos no plenário “Walter Lima” e apresentaram as instalações do prédio.
Da Assessoria;
A Câmara Municipal de Mirassolândia atendendo a um ofício encaminhado pela Escola Municipal Chrisóstomo Redigolo recepcionou na manhã dessa quarta-feira,18, os alunos do 3.º ano E 3.º ano A que estavam acompanhados pelas professoras Érica de Souza Camargo Pereira e Gislene de Souza Guimarães.
No início da programação, as crianças participaram de uma palestra ministrada pelo diretor da Câmara Municipal, Silas Fachini que explanou sobre a divisão de poderes, o papel do Legislativo, sua função de fiscalizar e cobrar o Executivo e as formas de participação da sociedade no processo político.
O encontro contou com a participação do presidente da casa vereador, Carlos Murilo dos Santos, que explicou aos estudantes como são criados os projetos de lei e como se dá sua tramitação até a transformação em lei municipal. Ela também falou sobre as funções e o trabalho dos vereadores e respondeu a perguntas das crianças, como “o que uma pessoa tem de ser para se tornar vereador? ”.
Em seguida os estudantes foram conduzidos à galeria do Plenário “Walter Lima”, onde tiveram a oportunidade de conhecer a história político administrativo da casa. O plenário registra fotos.
“Mais do que conhecer a sede e o funcionamento do Legislativo, a visita ajuda a promover a conscientização sobre a importância da participação política”, destacou o vereador, que fez o convite à Escola e participou da atividade. “É muito positivo que, desde criança, o cidadão saiba que pode e deve participar das decisões que afetam sua vida e de sua comunidade”, completou.
A ex-presidente do Poder Legislativo, vereadora, Regina Costa que atualmente é presidente da Procuradoria da Mulher na Câmara destacou o ato de cidadania.
“Ensinar cidadania às nossas crianças é fundamental para termos uma nova geração comprometida com a dignidade e ética na política”.
Futuros vereadores
De acordo com a professora Érica Souza, que acompanhou e ajudou a conter a natural agitação da turma, a atividade representou uma abertura para que o tema da política seja trabalhado em sala de aula e foi muito importante para as crianças entenderem que “não adianta só querer, é preciso correr atrás, participar e cobrar”.